Ana Paula Araújo

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Oi, tudo bem?! Me chamo Ana Paula Araújo, tenho 19 anos, faço Administração na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Patos (Campus VII) e estou no 4º período diurno! Terminei o ensino médio e fiz vestibular em várias universidades. Como opções de curso coloquei Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo Enem, Administração na UEPB e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e, por fim, coloquei Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que era o que eu realmente queria, mas não deu certo (eram 5 vagas e eu passei em 15º lugar. Tudo bem..."bola pra frente"). Com isso, tive que optar por um dos outros cursos e decidi cursar Administração na UEPB, até mesmo porque se localiza na cidade onde moro e não tinha como eu ir morar em outra cidade, então comecei o curso, pois era a única opção favorável. Além do que, a UEPB de Patos só possui 3 cursos, então eu não tinhas muitas opções, o jeito foi cursar Administração mesmo.

Hoje estou no 4º período e não me arrependo, é um excelente curso, sou apaixonada por Administração. Essa é uma área que abrange várias outras, por exemplo, posso atuar na área de marketing, produção, logística, finanças, tecnologia da informação, dentre muitas outras. É um curso bastante interessante, até mesmo pelo simples fato de que praticamente tudo é formado por empresas e que tudo na nossa vida precisa ser administrado. Hoje me envolvo em todo tipo de projeto que a universidade oferece. Participo, inclusive, da Empresa Júnior da UEPB-Patos (PRODEJÚ), dando consultoria às empresas da região, além de ser monitora de Teoria Geral da Administração (TGA). A rotina na universidade é muita corrida, sempre tenho provas, seminários e projetos para fazer, logo estou na universidade todos os dias de manhã, e à noite dou monitoria, além de participar de reuniões da PRODEJÚ. No período da tarde, estou nas empresas dando consultoria, ou seja, só vou para casa comer, tomar banho e dormir!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ser uma rotina repleta de coisas para fazer, é muito boa, pois estou melhorando meu currículo, aprendendo coisas novas, colocando a teoria na prática e ajudando os alunos de períodos mais recentes, além de estar melhorando como pessoa, pois estou adquirindo experiência para a profissão e para a vida! A UEPB-Patos não é lá essas coisas, sua estrutura é muito precária, visto que se localiza em um prédio de escola municipal emprestado, então não tem "cara" de universidade, só possui três cursos: bacharelado em Administração, Ciências da Computação e Ciências Exatas, não possui pós-graduações, vários professores são substitutos (mas são excelentes professores), dentre muitos outros problemas. Ela vem melhorando gradativamente, já possui salas climatizadas (nossa cidade é muito quente), cadeiras ergonômicas, gesso no teto e aos poucos está evoluindo, mas não tem coisa melhor do que fazer esse curso e fazer parte dessa universidade. Os professores passam teorias, mas também nos preparam para a vida.

Tenho orgulho de fazer parte da UEPB Patos e pretendo, um dia, quando terminar o curso e ter feito um mestrado, voltar como professora e também contribuir para a formação acadêmica e pessoal dos futuros alunos. Quem optar por Administração, parabéns, pois você fez uma excelente escolha, é um curso incrível! Boa sorte para quem quer fazê-lo e sucesso para os que estão fazendo ou já terminaram!