Vencendo o Vestibular

Por Gabriele Pires Alves

O intensivo tem contribuído para promover a ascensão socioeducacional de uma parcela fragilizada da população
O intensivo tem contribuído para promover a ascensão socioeducacional de uma parcela fragilizada da população
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Projeto Social “Vencendo o Vestibular” é uma iniciativa do Instituto Federal do Piauí (IFPI) através da Diretoria Geral do Campus Teresina Central, da Diretoria de Extensão e da Coordenação de Programas Sociais. Com a adesão integral das universidades públicas do Piauí ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), atualmente o cursinho oferece o Pré-Enem, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

As duas turmas iniciais contavam com 50 alunos cada, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Atualmente, o curso oferece 120 vagas para a comunidade, com duas turmas no turno da manhã e uma sala no turno da tarde, atendendo alunos de Teresina (PI) e cidades circunvizinhas, incluindo o estado do Maranhão. O projeto é intensivo e funciona no IFPI, de segunda a sábado, durante todo ano letivo, com simulados mensais. O material didático é organizado pelos professores e reproduzido para entrega aos alunos.

A inscrição consiste em preencher o questionário socioeconômico e apresentar a documentação exigida: cópia do comprovante de renda familiar, declaração que está matriculado na 3° série do Ensino Médio ou cópia do certificado ou declaração de conclusão do mesmo, além de talões originais dos serviços de água, luz e telefone. Após a análise socioeconômica, caso tenha parecer favorável, o candidato faz um teste seletivo de Português e Matemática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os professores são alunos de licenciatura da UFPI, UESPI e IFPI, das respectivas disciplinas, e recebem um acompanhamento sistematizado sobre as atividades e um auxílio financeiro em forma de bolsa. A seleção dos docentes é feita mediante análise de currículo.

Os resultados adquiridos são de caráter positivo. O “Vencendo o Vestibular” vem apresentando um índice satisfatório de aprovação nos vestibulares das instituições públicas, cerca de 30%. 

Endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Praça da Liberdade, nº 1597, Centro, Teresina/PI
Telefone: (86) 3131-9437
E-mail: direx.catce@ifpi.edu.br