Projeto Pré-Enem (UFPI)

Por Juliana Silva Marton

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Atualizado Por Dayse Luan

O Projeto Pré-Vestibular Popular, que é mantido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), abriu as portas em 2005, beneficiando dezenas de alunos. Em 2013 o nome passou para Pré-Enem Popular, a mudança ocorreu em razão de não haver mais vestibulares no estado, sendo as seleções feitas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

A primeira turma comemorou 27 alunos aprovados em instituições de ensino superior, como a própria UFPI, além de outras instituições públicas como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e o Instituto Federal do Piauí (antigo Cefet-PI).

Para se inscrever no curso, o candidato deve comprovar baixa renda, apresentando o comprovante de renda familiar, carteira de trabalho e também o contracheque. O preparatório é direcionado a estudantes carentes que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio.

A seleção é realizada em etapa única por meio de um questionário socioeconômico e um teste seletivo. A princípio, o exame abrangia somente as áreas de Português, Matemática e Redação. Mas, atualmente, além destas disciplinas, também são exigidos conhecimentos básicos de Física, Química, Biologia, Geografia e História.

O cursinho é viabilizado pela Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão e oferece anualmente 195 vagas, divididas em três turmas. As aulas ocorrem, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 14h às 18h. O Pré-Enem é um dos 4 cursos comunitários desenvolvidos pela UFPI.

Há ainda o Cursinho Pré-Vestibular Popular do Conexões de Saberes do Piauí (PREPI), o Projeto de Ensino de Saúde e Exatas (PENSE) e o Pré-Vestibular do Vale do Gurgueia. Todos os três foram lançados em 2007 e juntos atendem 320 estudantes.

A sede do cursinho está localizada na cidade de Teresina, no Campus Universitário Petrônio Portella, na Universidade Federal do Piauí, na sala 430, no Centro de Ciências da Educação - CCE. Mais informações sobre o Pré-Enem Popular e os demais preparatórios da UFPI você encontra no site da universidade ou pelo telefone  (86) 3215-5813/ 3215-5573.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)