Topo
pesquisar
Em 30/04/2010 12h51 , atualizado em 30/04/2010 12h56

Pré-Vestibular UNE-Todos

Cursinhos comunitários

Por Gabriele Pires Alves
A idealização do programa é do NEED da Unemat
A idealização do programa é do NEED da Unemat
PUBLICIDADE

O Pré-Vestibular UNE-Todos é um projeto do Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade (NEED) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra. O curso gratuito é destinado a estudantes de escola pública que já concluíram o ensino médio e dá prioridade a candidatos autodeclarados negros ou pardos, indígenas e trabalhadores do campo, oriundos de assentamentos.

O objetivo do pré-vestibular é contribuir para ampliar as condições de acesso do público-alvo às vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, em particular a Unemat. O curso é ministrado por estagiários das licenciaturas do campus supracitado e professores pesquisadores associados à Unemat. Além de contribuir com o ingresso dos grupos minoritários, o pré-vestibular proporciona o alargamento das experiências profissionais dos aprendizes.

São oferecidas 50 vagas em dois módulos anuais, com entrada no início e no meio do ano. As aulas não têm o formato regular de encontros diários, elas acontecem a partir de planejamento, em dois ou três encontros semanais, somando 120 horas semestrais. O material didático é organizado pelo professor responsável e dá prioridade a exercícios de aplicação. As cópias entregues aos alunos ficam por conta do projeto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para concorrer a uma das vagas, os interessados têm que se inscrever no processo seletivo dentro do prazo estabelecido para cada semestre letivo. No ato do cadastro, é preciso apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida e cópia do CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de renda, Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do ensino médio, além de uma foto 3x4 recente e carta de próprio punho justificando o motivo pelo qual deseja a vaga e a disponibilidade para frequentar o curso.

O conteúdo das aulas contempla as disciplinas apresentadas pelo manual do candidato da Unemat. O UNE-Todos ainda conta com atividades na área de ciências sociais como visitas aos centros históricos de Cuiabá e Vila Bela, as aldeias e aos assentamentos, bem como palestras, sessões de vídeos e seminários. Ao final de cada temporada há simulado de vestibular.

O curso é realizado nas dependências da Escola Estadual 13 de Maio, situada na Avenida Brasil, 1.148-W.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola