Curso Pré-Vestibular Popular

Por Marla Rodrigues

O curso é um projeto da ONGEP
O curso é um projeto da ONGEP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Este curso, localizado em Porto Alegre, é aberto à comunidade em geral e a prioridade das vagas é para alunos que contemplem renda pessoal de até dois salários mínimos e sejam egressos do Ensino Médio da rede pública há mais tempo.

Todo o seu trabalho é voltado para a inclusão da população de baixa renda nos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os professores que fazem parte do projeto são todos estudantes da referida instituição, na graduação, no mestrado ou no doutorado.

O curso Pré-Vestibular Popular é uma iniciativa dos professores que formam a organização não governamental para Educação Popular (Ongep) que atua desde 2000 ajudando alunos carentes a estudar para o vestibular. As aulas são ministradas nos período vespertino (14h às 18h15) e noturno (19h às 22h30), de segunda a sexta, e suas turmas têm no mínimo 20 e no máximo 60 alunos, de acordo com a infraestrutura da sala de aula disponível.

O processo seletivo é de caráter socioeconômico. No ato da inscrição o candidato deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de renda e residência e histórico escolar de escola pública ou comprovante de bolsa integral de escola particular. A partir desses dados é feita uma entrevista para conhecer o candidato e seu interesse por uma vaga no curso.

As aulas seguem de Março a Novembro e ainda há um período de revisão após este prazo. Os alunos devem contribuir com 5 parcelas de R$ 80 (1+4) e neste valor está incluso todo o material didático, além do benefício de poder adquirir a passagem escolar urbana.

No vestibular 2009 da UFRGS, o curso aprovou 40% de seus alunos, inclusive em áreas concorridas como Engenharia, Enfermagem e Psicologia. O Curso Pré-Vestibular Popular atua na Rua dos Andradas, 692, sala 11, Centro – Porto Alegre-RS e o telefone para contato é (51) 3023-3929.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)