Cotas na UNEB

A política de Ações Afirmativas iniciada em 2003 na universidade reserva 40% das vagas para negros outros 5% para indígenas.
Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi a primeira instituição pública da Região Nordeste a implantar um sistema de reserva de vagas em seu processo seletivo. A partir de 2003, 40% das vagas nos cursos de graduação são destinadas para candidatos afrodescendentes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Além das vagas destinadas aos negros, a UNEB reserva ainda outros 5% das oportunidades para candidatos indígenas que comprovem origem étnica e tenham cursado as séries finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em instituições públicas de educação.

Como participar

Para concorrer ao processo seletivo como cotista, o candidato deve ser necessariamente egresso de escola da rede pública de ensino, tendo como comprovar que cursou os três anos do Ensino Médio em qualquer unidade municipal, estadual ou federal do país.

A opção deve ser feita ao preencher o formulário de inscrição, conforme as alternativas de autoclassificação étnico-racial oferecidas. Já a aprovação final será feita em cada grupo de vagas, após todos os candidatos terem sido pré-selecionados de acordo com os critérios de avaliação e a nota de corte especificados em Edital.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A verificação dos dados afirmados no ato da inscrição será realizada no ato da matrícula. Além dos documentos exigidos para todos os aprovados, os cotistas deverão apresentar também o histórico escolar do Ensino Médio e o comprovante de renda. Aos indígenas é obrigatório ainda uma declaração de vinculação étnica emitida por uma organização indígena devidamente reconhecida, como a Funai (Fundação Nacional do Índio).

Caso seja evidenciado algum tipo de fraude, o candidato será imediatamente eliminado do Vestibular, podendo tal ato resultar em infração penal configurada em lei. Se as vagas reservadas não forem ocupadas na 1ª chamada, candidatos cotistas poderão ser convocados conforme a ordem de classificação.

Os candidatos que desejarem ingressar na UNEB utilizando a nota do Enem podem se inscrever no SiSU. Anualmente, do total de vagas disponibilizadas, a instituição preenche 34% por meio da seleção realizada pelo sistema do MEC.

Veja também:
Conheça a UNEB