A Universidade Federal do Piauí foi uma das primeiras universidades brasileiras a implantar um sistema de ações afirmativas em seu vestibular, com o objetivo de promover o ingresso de alunos carentes no ensino superior.
A proposta inicial foi apresentada em 2006 ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Cepex, pelo então reitor da instituição, Luiz de Sousa Santos Júnior. O projeto previa a reserva de 5% das vagas oferecidas no Programa Seriado de Ingresso à Universidade (PSIU) para estudantes que tivessem cursado integralmente a educação básica em escolas públicas, ou seja, os ensinos Fundamental e Médio, excetuando aqueles que já possuem diploma de curso superior.
ATENÇÃO: bolsistas de escolas particulares não podem concorrer pelo sistema de cotas
Na edição 2008 do PSIU, o sistema de cotas passou a englobar 20% dos postos da universidade. Para participar do vestibular por esta modalidade, o interessado deve ficar atento às seguintes instruções:
• Verificar no Edital o período de inscrições para o PSIU;
• Ler atentamente as instruções de inscrição;
• Declarar, ao preencher o formulário de inscrição, se é oriundo integralmente de escola pública e se deseja concorrer às vagas reservadas ao sistema de cotas;
• No Cartão de Inscrição deve estar impressa a opção de concorrer às vagas do sistema de cotas;
Em caso de aprovação, o vestibulando deverá apresentar o certificado e histórico escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio comprovando ter estudado exclusivamente em Escola Pública. Os documentos serão averiguados e se for evidenciada qualquer irregularidade, o candidato perderá imediatamente a vaga.
Veja também:
Conheça a UFPI