Cotas na UFG

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Goiás (UFG) implantou a partir do Vestibular 2009 o Programa UFG Inclui, que prevê ações de entrada e permanência de estudantes nos cursos de graduação da instituição. A medida foi adotada para incentivar a entrada de estudantes de escolas públicas na universidade.

Antes da aprovação da Lei das Cotas, o Programa UFG Inclui beneficiava estudantes de escolas públicas, negros, quilombolas e índios. Para o Vestibular 2013, já com a lei em vigor, o programa passou a beneficiar apenas quilombolas e indígenas de escolas públicas e estudantes surdos que desejam concorrer ao curso de Letras – Libras.

O Programa UFG Inclui agora determina que os quilombolas e indígenas terão direito a uma vaga adicional em cada curso, caso exista a demanda. Esses candidatos deverão comprovar que pertencem à comunidade quilombola ou indígena e que estudaram os três anos do ensino médio em escolas públicas. Os candidatos surdos têm direito a 15 vagas no curso de Letras – Libras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A UFG reserva 20% das vagas para candidatos beneficiados pela Lei das Cotas, mas terá que aumentar essa reserva nos próximos anos até chegar aos 50% exigidos para 2016. Entre as vagas reservadas, metade é para candidatos de escolas públicas com renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a outra metade para vestibulandos da rede pública com renda acima disso. Nos dois sistemas de cotas pelo critério de renda há vagas reservadas para negros, pardos e indígenas.