Cotas na UESC

O sistema de cotas na instituição ainda está em fase avaliação e deve vigorar provisoriamente até 2016.
Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, aprovou seu programa de ações afirmativas em dezembro de 2006. Após contemplar experiências de outras instituições, como a UFBA e a UNEB, foi implantado um sistema de reserva misto, que reúne cotas sociais e raciais.

Em cada processo seletivo, metade das vagas são destinadas a alunos que tenham cursado os quatro últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino brasileira. Desse total, 75% são ocupadas por autodeclarados negros.

Afora isso serão oferecidas até duas vagas excedentes em cada graduação para índios ou moradores de comunidade remanescente dos quilombos. Neste caso, além de comprovar a proveniência de grupos indígenas ou quilombolas, os vestibulandos precisam também atestar origem escolar em instituições públicas.

Como participar

O Processo Seletivo para preenchimento das vagas nos cursos de graduação regulares da UESC, desde 2014/1, acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para participar, o candidato já deve ter realizado as provas do Enem no ano anterior ao que deseja concorrer às vagas. Todo o processo de inscrição acontece no período estipulado pelo MEC.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A opção por concorrer às vagas reservadas precisa ser feita no ato da inscrição, mas a comprovação dos dados só será realizada na matrícula. Em caso de constatação de informações fraudulentas, o candidato perde a vaga automaticamente.

Esta política de ações afirmativas deve vigorar até 2016, com acompanhamento permanente e avaliação anual. Após este período, uma reavaliação será feita para redefinir metas e critérios, caso seja necessário.

Veja também: 
Conheça a UESC