Cotas na UEPG

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) não estipula uma percentagem fixa para o sistema de cotas. O número de vagas destinadas aos candidatos cotistas é definido após o processamento final das inscrições, de modo que a reserva para cotas seja proporcionalmente igual ao número de candidatos inscritos por esse sistema em cada curso, turno e local de oferta. Confira abaixo o exemplo:

Total de inscritos em Direito: 2.000
Total de inscritos pelo sistema de cotas: 700
Percentagem de vagas reservadas para cotistas: 35%

O índice mínimo de vagas para cotas é de 35% para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e de 10% para os vestibulandos autodeclarados negros, também oriundos da rede pública de ensino. Para concorrer pelo sistema de cotas, os candidatos não podem possuir nenhum diploma de curso superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse percentual mínimo se refere ao Vestibular de 2012. De acordo com essa Resolução, o índice aumenta a cada processo seletivo em 5% para estudantes do ensino público e 1% para negros de escolas públicas. O aumento acontece até o Vestibular de 2015, quando a reserva mínima para cotas será de 50% e 13%, respectivamente.

A participação dos candidatos na cota para negros depende de autorização da Banca de Constatação da Condição de Candidato Negro, indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa banca tem a incumbência de confirmar ou não o direito de inscrição na cota para negros oriundos de escola pública aos candidatos que apresentam traços físicos característicos desse grupo étnico.