O Silêncio é a Culpa dos Inocentes?!
Tema: Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?
A partir do momento (em) que a mulher se vê na sociedade atual, ganhando cada vez mais notoriedade, adjetivos como ‘’ dona de casa’’ são cada vez menos intitulados a ela. Essa crescente ascensão fez com que questionamentos do passado fossem revelados, como a autoridade masculina exercida através da violência.
Através de fatos constatados e de debates, foi criada a lei Maria da Penha, cujo objetivo primário era proteger legalmente a mulher da violência física. Segundo dados do IPEA, nesses nove anos da criação da lei, a taxa de homicídios se manteve estável. E grande parte das mulheres reluta em denunciar o agressor, com quem tem um relacionamento afetivo, por acreditar que a denúcia poderia trazer mais desgaste ao ambiente familiar.
É preciso ressaltar que a criação de leis que assegurem a liberdade e a igualdade dos direitos da mulher é válida, porém, essa lei comete falhas ao avaliar somente o ato de punir. Pois(,) por mais que haja a punição, o relacionamento interpessoal entre ambos é o que de fato uni une vítima e agressor, e também é o que provoca a violência, por isso esse tema deveria ser mais abordado.
Uma campanha feita desde as escolas até as ruas sobre o tema, e até a volta da disciplina de direitos sociais nas escolas, ajudaria a clarear as diversas dúvidas dos jovens de hoje que precisam de uma direção. Como A criação de leis mais abrangentes, que de fato busquem resolver o problema através de um mediador, ou medidas sócio-educativas, são formas de tentar mudar a idéia que perduram desde o passado, e a partir daí, criar um futuro onde possa haver respeito e igualdade entre homens e mulheres.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 8.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |