O Silêncio é a Culpa dos Inocentes?!

Tema: Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/07/2015
Nota tradicional: 8.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir do momento (em) que a mulher se vê na sociedade atual, ganhando cada vez mais notoriedade, adjetivos como ‘’ dona de casa’’ são cada vez menos intitulados a ela. Essa crescente ascensão fez com que questionamentos do passado fossem revelados, como a autoridade masculina exercida através da violência.

Através de fatos constatados e de debates, foi criada a lei Maria da Penha, cujo objetivo primário era proteger legalmente a mulher da violência física. Segundo dados do IPEA, nesses nove anos da criação da lei, a taxa de homicídios se manteve estável. E grande parte das mulheres reluta em denunciar o agressor, com quem tem um relacionamento afetivo, por acreditar que a denúcia poderia trazer mais desgaste ao ambiente familiar.

É preciso ressaltar que a criação de leis que assegurem a liberdade e a igualdade dos direitos da mulher é válida, porém, essa lei comete falhas ao avaliar somente o ato de punir. Pois(,) por mais que haja a punição, o relacionamento interpessoal entre ambos é o que de fato uni une vítima e agressor, e também é o que provoca a violência, por isso esse tema deveria ser mais abordado.

Uma campanha feita desde as escolas até as ruas sobre o tema, e até a volta da disciplina de direitos sociais nas escolas, ajudaria a clarear as diversas dúvidas dos jovens de hoje que precisam de uma direção. Como A criação de leis mais abrangentes, que de fato busquem resolver o problema através de um mediador, ou medidas sócio-educativas, são formas de tentar mudar a idéia que perduram desde o passado, e a partir daí, criar um futuro onde possa haver respeito e igualdade entre homens e mulheres.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 8.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos