Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Liberdade de expressão, um direito conquistado a há mais de um século*. A sociedade(,) apesar de moderna, nos dias atuais, exige das pessoas um determinado comportamento. Com isso, várias pessoas com opção sexual diferente são discriminadas, sofrendo(,) assim, agressões físicas e verbais. Porém, se faz presente em lei na Constituição, dos direitos sociais, que todos têm direito aos valores sociais, incluindo a segurança.
Atualmente no governo, predomina a democracia e não a tirania. De fato, opção sexual é um assunto que gera muitas polêmicas. Além de envolver a opinião individual e pública, engloba também: preconceito, aceitação da sociedade, influência que pode gerar nas crianças e jovens, questões religiosas(,) e entre outros. Assim como as mulheres lutaram por espaço e conquistas na vida social no passado (Feminismo, 1848), nos dias atuais, os LGBT fazem o mesmo. Com tudo Contudo, alguns direitos já foram conquistados, dos quais foram mencionados na coletânea**.
"Um por todos, todos por um." - Três Mosqueteiros. Essa frase deveria ser o lema de todas as pessoas das quais que convivem em sociedade. A mídia, por exemplo, através das novelas, demonstra que gays, lésbicas, bissexuais e transgênicos transgêneros são pessoas normais como todo mundo. Todavia Portanto, não a há motivos para discriminar. Infelizmente, a sociedade é assim. Discrimina tudo que acha "diferente", pois, discrimina até pessoas com alguma doença ou deficiência física.
A maior influência para as crianças, é o que os pais lhes ensinam. Existem programas que defendem os LGBT e as crianças precisam saber que, ter outra escolha sexual, não é motivo para reprimir alguém. Afinal, todo mundo é diferente um do outro. Pais do mesmo sexo, não têm porque influenciar uma criança. Com tudo, eles mesmos sabem como é difícil viver em comunidade quando se é julgado "diferente". Atualmente, a mídia expõe um lado mais liberal do assunto abordado, mas, não é questão de haver o certo ou o errado, é questão de respeito.
Em pleno século XXI, há muito o que mudar. Isso implicar dizer que, todos os direitos, sociais, educacionais, políticos, econômicos e morais deveriam ser por lei igual iguais para todos(,) sem distinção. Novas medidas socio-educativas socioeducativas deviam ser criadas para mostrar ao mundo que ser LGBT não é crime. Crime, é você agridir agredir e humilhar alguém. Existem muitas crianças abandonadas, e as pessoas deveriam ter consciência que, pais do mesmo sexo(,) quando adotam uma criança, estão dando a ela, o direito de sorrir e sonhar novamente.
"O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem."- Sócrates. Toda e qualquer pessoa, tem uma opnião diferente sobre esse assunto, e isso gera discussões. E deveria sim ser discutido, para poder chegar a um consenso geral, uma melhor forma de se conviver e relacionar com o próximo.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
0.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
6
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |