A grande influência que aumenta cada vez mais a vaidade das adolescentes é a mídia, fazendo com que as mesmas se sintam inferiores e busquem mecanismos para se tornarem mais belas, ocasionando em plásticas, produtos químicos nos cabelos e além disso os piercings e tatuagens virou moda1 no mundo das aolescentes2.
A televisão e a internet são meios de comunicação que monstram3 gradativamente uma série de propagandas sobre cosméticos e outros produtos de beleza, no entanto colocam como ícones da propanda4 belas mulheres para que as demais sejam impulsinodas5 a comprar o determinado produto com o intuito de ficarem mais bonitas, logo os principais alvos são as adolescentes.
Cabelos diferentes e a cor da pele bronzeada, chamam a atenção de qualquer menina, levando-as a tingirem o cabelo muito cedo, antes mesmo de aparecerem os primeiros fios brancos, porém não há nenhuma vantagem desde que os cabelos podem cair ou se ressecar.6 O bronzeado faz com que essas7 se bronzeem artificialmente por ganharem resultado imediato, o que é um malefício, pois pode gerar cancer de pele e demais problemas8.
A tatuagem e o piercing são a moda, trancrever um desenho na pele para as adolescentes é lindo, porém pode causar a irritação da pele, sem falar que para removê-la nem em sonho.9 O furo no umbigo, na sombrancelha10 ou na língua, não traz beníficio algum desde que11 pode gerar várias doenças como a formação de cistos no primeiro ou uma haste interna no nariz e variás outras infecções no local.
Enfim, a vaidade vem se tornando um problema que está crescendo assustadoramente entre as adolescentes, entretanto para que isso não se agrave as mesmas devem se manter informadas sobre os danos á saúde que esse cuidado exagerado coma12 aparência causa, pois para se sentir bonita o importante é ter uma vida saúdavel e estar bem consigo mesma.
Dados correção tradicional
1. Atenção à concordância verbal: os piercings e tatuagens viraram moda.
2. Você quis dizer adolescentes.
3. A escrita correta do verbo é mostram.
4. Você quis dizer propaganda.
5. O correto seria impulsionadas.
6. O trecho destacado não está claro, a expressão "desde que" poderia ser substituída por outra(s) expressões: porém não há nenhuma vantagem já que/tendo em vista que/ pois os cabelos podem ressecar ou até cair.
7. Não fica claro à quem o pronome se refere.
8. Ausência da acentuação em câncer. O trecho pode tornar-se mais claro se feitas algumas alterações: câncer de pele bem como outros problemas.
9. Evite utilizar em seu texto marcas de oralidade, esse tipo de expressão ( nem em sonho) não fica bem colocada no texto. Prefira sempre utilizar a linguagem clara e a forma culta da língua a fim também de evitar possíveis dúvidas quanto à compreensão do seu texto.
10. A escrita correta é sobrancelha.
11. Novamente a expressão deve ser substituída por outra para que o texto se torne mais claro. A expressão destacada pode ser substituída por bem como/já que/ tendo em vista que.
12. Atenção à escrita correta das palavras e ao espaço que deve ser dado entre elas.
Avaliação Geral: Seu texto aborda de forma interessante o tema, no entanto os problemas quanto ao vocabulário e à escrita das palavras prejudica a compreensão do mesmo. As marcas de oralidade também devem ser evitadas. A consulta ao dicionário poderá ajudar no momento da composição do texto esclarecendo não só dúvidas quanto à utilização correta das palavras (significação) mas também quanto à escrita correta. Ao final da escrita, procure reler o texto a fim de identificar possíveis falhas na escrita e/ou na compreensão do texto. A estrutura textual também merece ateñção, não esqueça de seguir as margens. Reescreva seu texto buscando aplicar as correções necessárias e continue nos enviando seus textos, com certeza você alcançará melhores resultados.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |