Parece brincadeira acreditar que em tempos como hoje e em um país como o Brasil que se quer fazer acreditar que a lei é tão rigorosa aconteçam certas situações nas quais a punição fica com os mais pobres que muitas vezes são brasileiros honestos e por estarem em uma condição às vezes impostas, como é o caso da mãe que furtou um pote de margarina do supermercado para dar ao filho e foi indiciada a ficar presa por um ano, e políticos que deveriam zelar pelo bem estar dos brasileiros, não cumprem suas obrigações ficam livres como se fosse bonito fazer milhões de pessoas de “trouxas”.
Roubando os poucos de reais que conseguimos trabalhando honestamente para pagarmos nossas dívidas e os impostos, que deveriam servir para melhorias públicas – o que não acontece, mas o que se vê são políticos gananciosos preocupados em roubar e roubar porque sabem que para eles não existem punidade, não existe pagar por pegar o que não é seu, pagar por enganar milhões de brasileiros muitas vezes ignorantes, e não falo só daqueles que não sabem ler e escrever, porque muitos brasileiros se omitem e a omissão também é ignorância, fingir que nada acontece é a pior das ignorâncias, pagarem por envergonhar o país com um sistema de educação, segurança e de saúde de tão baixo nível!
Mas o que adianta culpar o poder judiciário, que de poder só tem o nome porque é um sistema de covardia, não cumpre o seu dever que seria banir todos que não fazem as leis serem cumpridas (os políticos) e ainda é mandado por “eles”, os covardes... Se nós próprios cidadãos não nos esforçamos para que a lei seja cumprida, para que a corrupção seja eliminada de nosso território só permanecendo a verdade e competência, se nem ao menos cobramos aqueles que lá no senado nos representam, covardes somos nós que pagamos os impostos em dia, e nos contentamos em pagar convênio, escolas particulares e empresas de segurança particular se nós poderíamos e temos o direito de ter tudo isso de “graça” e da melhor qualidade!
Dados correção tradicional
1. Atenção à concordância nominal: por estarem em uma condição, muitas vezes imposta.
2. Procure não utilizar marcas da oralidade em seu texto, pois uma boa redação prima pela linguagem culta, formal e objetiva.
3. O parágrafo foi inteiramente destacado, pois apresenta frases emendadas, ou seja, as ideias estão soltas e fazem com que o leitor tenha difilculadades para compreender o que está lendo. Para evitar esse tipo de problema faça uso dos sinais de pontuação, como vírgula, ponto e vírgula, travessão ou mesmo o ponto final. Estes, quando utilizados corretamente, ajudam na coesão e organização textual.
4. Evite a repetição de palavras. Procure por sinônimos no dicionário para melhorar seu vocabulário e se expressar melhor.
5.Trata-se de uma pergunta, portanto é necessária a utilização do ponto de interrogação.
6. Explique melhor o exemplo dado, à que tipo de convênio você se refere?
Avaliação geral: Rayana, seu texto apresenta vários problemas, principalmente no que diz respeito ao vocabulário, à ortografia e à gramática. Você também precisa melhorar a disposição de suas ideias, pois seu texto não apresenta uma boa estrutura, o que torna difícil sua leitura e compreensão. Os problemas gramaticais, como a ausência de vírgulas separando orações, prejudicou muito seu texto. Pesquise em gramáticas sobre o emprego dos sinais de pontuação como facilitadores da coesão textual. A estrutura de também foi comprometida, tendo em vista que ficou dificil a compreensão do texto. Fique atenta também para as ideias contidas em seu texto, para que você não se baseie no senso comum. Para melhorar nesse aspecto e obter uma visão mais abrangente sobre o tema proposto, leia a coletânea e reflita sobre ela, levando em conta o que você pensa. Continue nos mandando suas redações, pois, com as correções necessárias, em breve seu texto estará bem melhor.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0 |
NOTA FINAL: | 3 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |