De acordo com os dados que atualmente temos, os mais aceitos, o Brasil foi “descoberto” por Pedro Alves Cabral em 1500 – Há historiadores modernos que afirmam que Duarte Pacheco foi quem o achou1 alguns anos antes daquele – e de lá para cá temos uma grande história, repleta de corrupção (Ato de corromper; transgredir as regras; desvio de conduta).
Os portugueses aqui chegaram, “catequizaram” – domesticaram2 – os índios e ao mesmo tempo levaram o pau-brasil, o ouro, os diamantes, as “drogas do sertão,”3 etc. À época da Independência4 a alta aristocracia brasileira privou a população do movimento e o povo continuou miserável.
No contexto atual, a história de corrupção se repete. Os representantes públicos dos três poderes nos dão muitas demonstrações que tal ato já virou rotina no país: Mensalão, dólares na cueca, máfia das sanguessugas, desvio de verbas, abusos de poder, impunidade para os infratores das classes média e alta. A justiça é cega, não vê a causa dos oprimidos5.
Todos esses fatores conjugados constituem as nossas disparidades sociais. A ideologia de uma nação justa e íntegra é fantástica, porém não corresponde à realidade, corrupção é uma constante por aqui.
Ter esperanças e “otimismo” não é o suficiente, acreditar que o Brasil pode mudar não basta, “fazer de conta” e pensar positivo resulta em nada, como cantava Raul Seixas: “Os sonhos existem para não nos deixar viver”.
Abandonemos o plano dos ideais e entremos no plano da concretização. As nossas leis são muito falhas e frágeis, induzem ao crime, mudemo-nas, tornemo-nas rígidas, punamos os delinqüentes, desertores, devassos do Brasil. Vale tudo, só não vale a postura covarde de sempre, porque senão, podemos nos preparar para mais 500 anos de corrupção. Ajamos, revertamos esse quadro!
Dados correção tradicional
1. O verbo escolhido pode ser substituído por descobriu, pois o anterior pode soar como marca de oralidade, ao escrever seu texto prefira uma linguagem mais objetiva.
2. Inverta a ordem de destaque, pois os índios relamente foram catequizados, então não deveria estar entre aspas, quanto a segunda palavra, essa sim deve vir em destaque, pois trata-se de dar ênfase a esse fato.
3. Deixe claro ao leitor que drogas seriam essas.
4. Você quis dizer: Na época da independência...
5. Que causa seria essa então? Esclareça sua afirmação, para que seu texto seja compreendido claramente.
Avaliação geral: Apesar do seu texto não ter fugido do tema e você demonstrar bom conhecimento sobre o assunto proposto, é necessário que você se concentre no vocabulário utilizado e em algumas questões gramaticais. Quanto à ortografia, você destacou muitas palavras com aspas, algumas destas devem ser sim destacadas, como por exemplo para enfatizar termos ou mesmo para ironizar, no entanto, não devemos abusar delas. Quanto à estrutura textual, a organização em parágrafos com ideias completas ajuda a melhorar a compreensão da redação, além de harmonizá-la. Aplique a seus próximos textos as dicas aqui abordadas e continue nos enviando suas redações, será um parzer colocaborar com o seu sucesso.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |