Corrupção no Brasil: Caso Perdido
No Brasil, corrupção1 têm se tornado uma palavra cada vez mais comum em nosso vocabulário. Todos os dias se vêem2 novas notícias envolvendo policiais, juízes, advogados, professores, e principalmente políticos corruptos.
É um problema grave, que está no mundo inteiro, porém muitas vezes aparenta que3 o Brasil é o líder mundial de corrupção.4
Dinheiro na cueca, mensalão, compra de votos, fraude de avaliações federais5, e etc., estes são casos muito conhecidos pelos brasileiros, que só começarão a serem resolvidos, quando a população tomar consciência de quem coloca no poder. Porém, isso só funcionará por um determinado intervalo de tempo, pois sempre existe um corrupto que corrompe uma pessoa honesta.
Pode-se considerar o Brasil como um "caso perdido" no que se refere a corrupção, pois sempre os corruptos são livrados de uma punição adequada ao seu crime, enquanto pessoas que passam fome e roubam para dar de comer a seus filhos6, são punidas a anos de prisão7.
Contudo, nada se pode esperar do Brasil, pois é um país riquíssimo8 em corrupção, e enquanto houver estes tipos de problemas9 é impossível um país se desenvolver, não só economicamente, mas social e moralmente, e infelizmente este é o caso do Brasil.
Dados correção tradicional
1. Na frase a palavra corrupção está sendo destacada, ou seja, deveria estar destacada para uma melhor comprensão do raciocínio. Você pode colocá-la entre aspas para uma ênfase mais clara.
2. Pela nova regra ortográfica verbos como: veem, creem, leem; antes acentuados, perdem o acento.
3. Evite empregar em seu texto marcas de oralidade, prefira construções que sigam a linguagem padrão. Muitas vezes, estas marcas podem alterar/prejudicar a compreensão da ideia apresentada. Sugestão: "... porém, muitas vezes, o Brasil parece ser o líder mundial em corrupção."
4. Os dois primeiros parágrafos, por apresentarem a mesma ideia, deveriam estar unidos em um só parágrafo. A coesão textual, a conexão de ideias, é um ponto importante à ser analisado em qualquer texto que se produza.
5.Parece que você quis dizer: "fraude em avaliações federais", pois na outra construção o que se entende é que as avaliações federais são fraudes.
6. Novamente, procure evitar marcas de oralidade, pois uma boa redação prima pela linguagem culta, formal e objetiva. Sbstitua a expressão destacada por "roubam para alimentar seus filhos". Mesmo corrigindo a frase é importante ressaltar a coerência textual, dizer que alguém rouba para alimentar os filhos não seriam um bom exemplo para ser usado no texto. Você poderia dizer, simplesmente, que crimes "menores", ou seja, com menores danos à sociedade são punidos severamente.
7. Substitua a preposição a por com: São punidas com anos de prisão.
8. Acredito que a palavra destacada foi utilizada com o intuito de ironizar a situação, portanto, destaque-a para que a intenção de ironozar fique clara ao leitor.
9. Atenção à concordância, o verbo não está em acordo com o plural das palavras que o seguem: "enquanto houverem estes tipos de problemas..."
Avaliação geral: Seu texto é claro e apresenta boas ideias, no entanto ele pode ser prejudicado por problemas relacionados à estrutura textual, bem como à problemas gramaticais. Quanto à estrutura: ao escrever uma redação, atente ao local indicado para o título, no nosso caso seria no quadro destinado e intitulado "Título"; em seguida, alguns parágrafos pareceram soltos no texto, a coesão textual, ou seja, a ligação entre os parágrafos e frases é importante para o entendimento daquilo que se lê. Basicamente são necessários três parágrafos para introdução, desenvolvimento e conclusão. Em relação aos problemas gramaticais: algumas frases foram contruídas de maneira ambígua, o que pode levar ao leitor uma dúvida sobre o que realmente o autor quis dizer. Verbos, conjunções e etc devem ser utilizados com cautela. Aplique as dicas que foram dadas à sua próxima redação, releia seu texto ao final da escrita para um melhor resultado e continue nos enviando seus textos, ficaremos felizes em colaborar com seu sucesso.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |