Falsa Consciência
Tema: Redução da maioridade penal, solução para a violência?
Tornar um jovem de 16 anos capaz de responder por seus delitos como solução da agravante violência, parece reduzir um mal sistêmico através de uma medida simplista. No Brasil, a disseminação de infrações é resultado de uma série de equívocos. Tanto a leniência do Estado quanto à a ineficácia do sistema jurídico são amplificadores de uma enfermidade social.
Em uma ponte, a pressão suportada não está na média das pressões de todas as pilastras, mas no na de uma. Afinal, o ponto mais fraco da ponte determina sua vulnerabilidade. Tal princípio da engenharia pode ser aplicado na análise do Estado como o calcanhar de Aquiles brasileiro cujo lado excludente e opressor para o controle do crime suplanta o lado social. Portanto, essa presença autoritária não diminui os impactos de sua ausência em outros campos.
Além disso, permanece certa incapacidade de realizar um processo criminal com os aparatos científicos e especializados. Grande parte do problema envolve o despreparo das equipes investigativas que(,) sem vereditos finais, não apontam o praticante do crime. Isso mostra que antes de cogitar-se a ideia de regredir a maioridade penal, deve-se primeiro tornar o sistema penal efetivo.
No Brasil, o debate sobre a imputabilidade do menor constitui uma falácia quando assume o compromisso de diminuir a violência. Em vez de atentar-se para um conjunto de deficiências reais como a precariedade do Estado e a incompetência do sistema penal(,) é difundido um discurso que não pautado na realidade, atende a interesses políticos. Por isso, caso a preterida proposta se concretize, será o triunfo de uma falsa consciência.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
| Nota final | 8.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |