Reestruturação curricular pra já

Tema: Reforma no currículo escolar

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/03/2015
Nota tradicional: 8.5
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O filósofo Immanuel Kant disse que o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, portanto é de extrema importância que esta seja satisfatória e de fato eficiente, mas como manter essas características se a educação em si vive em constante renovação? Simples, basta que se acompanhe de perto essa evolução, procurando meios de reestruturar tanto novas descobertas, quanto os fatos que nos cercam a cada dia e implicá-las na grade curricular das escolas.

Primeiramente é importante saber que já houveram renovações curriculares e nada impede que haja mais, pois assim como o mundo está evoluindo o ensino também deve estar e para isso nada melhor do que reorganizar o que se ensina em sala de aula de maneira que jovens e crianças se sintam mais atraídos a estudar e busquem cada vez mais o conhecimento.  

Uma grade curricular não deve possuir apenas as matérias básicas para formação individual, mas também disciplinas que auxiliem a vida em sociedade, que preparem seus alunos para o profissional e para o social, pois ninguém vive sozinho no mundo(,) tampouco trabalha sozinho, (.) assim(,) é necessário que esses aprendizados venham o quanto antes.

Dessa forma fica claro que reestruturar o currículo escolar é fundamental para a sociedade como um todo, mas também é explícito que são necessárias medidas para que tal renovação seja efetiva e benéfica, como a implantação de leis que possibilitem as mudanças de diretrizes curriculares, nos ensinos fundamental e médio principalmente, assim como seria de grande eficácia uma mudança ainda maior no ensino médio onde as disciplinas se tornam desgastantes para seus alunos, (.) tal problema se resolveria com a implantação de matérias especificas e que deem dariam uma visão mais ampla de carreiras, facilitando uma futura escolha profissional, pois como Paulo Freire afirma, a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 8.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos