Minha querida amiga, como (você) pode acompanhar pelos noticiários(,) (existe uma) a grande polêmica (sobre as) das construções de muros separando a mata atlântica das favelas. Estamos todos horrorizados com o mesmo, (pois) irão gastar milhões que poderiam servir para melhorias das própias favelas.
Esse acontecimento de "muros" nunca foi bem vista em lugar nenhum do mundo. Temos (,) entre tantos outros exemplos(,) o muro de Berlim, que foi destruído.
Sinceramente (,) não vejo motivo para fazerem esse maldito muro, estou revoltada com a decisão do governo. Minha opinião não é completamente oposta a do governo, que argumenta, moradia não é desculpa para invadir a mata. Por um lado sim, mas o desepero de alguns fazem com que qualquer lugar sirva.
Entretanto o gorverno poderia usar a verba para abrigar essas pessoas, fazer uma moradia decente, entre outros.
E pensando melhor, será mesmo que o muro vai impedir as construções?! e até quando os muros irão ficar em "pé"?
Mas uma vez (,) temos o exemplo do muro de Berlim que foi derrubado, e aí?! acontecerá o mesmo? Dinheiro "jogado no lixo"?
É amiga, só com o tempo teremos essas respostas.
Um beijo.
Dados correção tradicional
1: Procure estabelecer melhor seu interlocutor. Uma carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
2: Os termos inseridos entre parênteses devem ser colocados em seu texto para que este seja melhor compreendido e dotado de sentido.
3: Mata Atlântica se escreve com as iniciais maiúsculas.
4: Cuidado com as expressões usadas: "com o mesmo" deveria fazer referência a algo expressamente citado anteriormente; "das próprias favelas" poderia ser substituída por um pronome demonstrativo (estas) que faria referência ao termo favela citado anteriormente; e "as construções" poderia ser substituída por uma expressão mais completa, que deixasse claro para o leitor do que se trata.
5: Fique atento para a repetição de palavras, pois este erro torna seu texto cansativo.
6: As frases em vermelho estão completamente desconexas das demais, gerando confusão na compreensão do seu texto.
7: Após pontuação final (ponto final, de interrogação e de exclamação), a frase deve começar com letra maiúscula.
8: Essa expressão, que se aproxima da oralidade, não representa de maneira completa e objetiva a pergunta levantada. Além disso, deixa dúvidas para o leitor sobre o que realmente se questiona.
9: Assim como em uma dissertação, a estrutura da carta corresponde a uma introdução, ao desenvolvimento e a um parágrafo conclusivo. Portanto, seu texto não se encaixa na estrutura esperada nesse tipo de texto.
Avaliação Geral: Seu texto apresenta vários problemas, tanto de conteúdo como de estrutura. Você ainda comete muitos erros de vocabulário e gramática, o que dificulta a compreensão do seu texto e sua consequente avaliação. Fique atento para o desenvolvimento das ideias e também para a disposição dos parágrafos.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 1.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |