Redes sociais, para ter é preciso saber usar?
Tema: Exposição nas redes sociais: há limites?
Atualmente as redes sociais têm feito parte das vidas das pessoas, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha um linke se quer sequer. Diante da facilidade de acesso garantida pelos avanços tecnológicos, twitter, facebook, instagram e outros mais têm cada vez mais adeptos e de forma gradativa a rotina do compartilhamento se espalha por diversos setores(,) como: lazer, informação, cultura, trabalho, etc. Constata-se também que há um grande problema relacionado ao mau uso dessas ferramentas, por se apresentarem de forma atraente aparentemente inofensiva, muitos usuários se expõem exageradamente(,) contribuindo para suas próprias inseguranças.
É importante ressaltar que as redes sociais não são de todo ruim, essa nova forma de se comunicar tem lá seus benefícios. Através destas, distâncias são diminuídas e a informação passa a ser em tempo real(,) com transferência de dados, fotos e vídeos. Devido a esse fator muitos setores têm aprovado essa versátil ferramenta, principalmente para o marketing,(.) outros, no entanto, utilizam apenas para uma ágil comunicação(,) que graças aos avanços da internet móvel e ao wi-fi teve o acesso aos linkes links expandidos de maneira que não é mais necessário estar à frente de um computador ligado a fios e cabos, é possível se conectar ao mundo em diversos ambientes com apenas um click.
Embora com tantos benefícios(,) o uso inconsequente desses meios de comunicação têm preocupado especialistas da área de segurança pública, (.) é notório o aumento no número de casos de crimes relacionados a esse mau uso. Por necessidade de autoafirmação perante a sociedade e até mesmo por ingenuidade, muitas pessoas têm levado suas vidas para dentro dessas redes, públicos das mais variadas idades postam informações comprometedoras; dados pessoais, rotinas, relacionamentos, etc., passam a ser de conhecimento de todos(.) e com a universalização digital(,) mentes criminosas fazem o uso daquelas das redes sociais para a prática de crimes e o usuário acaba pagando por se expor e falar demais.
Diante dos benefícios e perigos advindos da utilização de linkes links, se faz necessário um melhor controle no uso dessa ferramenta, (.) não basta ter(,) é de fundamental importância saber usar. Como não existe um protocolo de uso é necessário que o próprio acessante se atente para o fato de que as informações por ele compartilhadas passam a ser de conhecimento universal e devido a isso não se exponha de forma alguma, (.) por menor que seja(,) uma informação pessoal ou até mesmo uma foto(,) em mãos erradas(,) pode gerar graves consequências.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
| Nota final | 8.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |