AIDS - Corrige Aqui

AIDS: o desafio da conscientização continua

Enviada em: 19/12/2014

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

Muito já foi feito para conscientizar os jovens sobre os riscos da AIDS, porém, muito mais precisa ser feito para se combater essa doença.

A janela imunológica, período durante o qual, embora o contágio já tenha ocorrido, não se manifestam quaisquer sintomas e que pode durar de três meses a dez anos, é um dos grandes agravantes da AIDS, pois faz com que pessoas que parecem, para si e para os outros, completamente sadias, possam transmitir a doença.

Estatísticas recentes da ONU apontam um aumento no número de casos de AIDS entre homens homossexuais em todas as regiões do mundo. Trata-se de uma informação valiosíssima, que pode, e deve, ser utilizada pelos órgãos públicos para melhor direcionar suas campanhas de prevenção e, assim, maximizar seus efeitos.

No Brasil, foi noticiado que a faixa etária em que o número de aidéticos* mais tem crescido é aquela que tem entre 15 e 24 anos de idade. Outro dado importantíssimo para se desenvolver melhores campanhas contra a AIDS.

Pacientes aidéticos, tanto jovens como adultos, deveriam participar de palestras e relatar para os jovens como sua vida mudou após o contágio da doença, dando-lhes assim mais do que uma lista de sintomas, mas uma noção real de como é viver com a doença. Por fim, profissionais da saúde precisam alertar os grupos de risco de que os tratamentos existentes não garantem uma vida normal e sadia, como alguns acreditam, e que uma apenas o uso dos diversos métodos preventivos comumente apresentados oferecem uma vida saudável e longa.

Dados correção tradicional

* O termo aidético é considerado pejorativo. Opte por "portadores do vírus da AIDS".

Atenção à pontuação, à coesão das ideias no texto e ao uso de termos em vigor na atualidade.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e informativa.

Continue exercitando sua escrita.

Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8
Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente