Desigualdade: redutível mas não erradicável
Tema: Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?
Um dos grandes problemas gerados pelo capitalismo de mercado é a desigualdade social. Hoje, enquanto alguns usufruem de viagens internacionais, trocam de carro todo ano e moram em mansões, uma parcela notável da população vive em condições miseráveis: têm dificuldade para pagar as contas no final do mês e, às vezes, mal conseguem comprar comida.
O problema da desigualdade de renda torna-se gritante quando levamos em conta sua hereditariedade. A educação particular abre mais portas que a educação pública, cursos de idiomas são quase sempre inacessíveis para os mais pobres e as dificuldades enfrentadas por um jovem de classe baixa para morar longe de casa ou para fazer um intercâmbio fazem com que o sucesso profissional de uma pessoa de origem humilde seja muito mais difícil do que aquele de um indivíduo com pais mais abastados.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
| Nota final | 9.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |