O sistema de cotas aplicado no Brasil atua em vários segmentos. Na educação como as cotas para negros e estudantes de escola pública. No setor empregatício que reserva aos deficientes o direito de trabalharem, aos negros o direito de se representarem em ofícios como a moda, cinema, etc. E também há a representação feminina nos cargos políticos.1
Os objetivos dependem de cada situação mas, de um modo geral, são a inclusão social idenizar os descendentes dos que sofreram com o preconceito racial e para amenizar a difernça3 entre os chamados "excluídos da sociedade".2
A idéia de inclusão social inicialmente é muito boa, principalmente quando se trata de um deficiente, seja físico ou mental. Integrá-lo à sociedade para que ele possa acompanhá-la é um direito a ser respeitado. Mas para que isso dê certo é preciso uma preparação do meio como das pessoas. Como o acesso para cadeirantes, o atendimento a um deficiente auditivo e o ensino às crianças deficientes mentais.
A idenização dos descendentes de escravos vem sendo feita de forma errada. Tentar esconder o que aconteceu há anos atrás através de cotas para negros nas escolas e no trabalho não irá impedir que ele4 escute um comentário preconceituoso no seu dia-a-dia. A solução é uma reeducação de todos os cidadãos e não adotar medidas que acentuam o preconceito racial, 5a segmentação social. Antes de tomar qualquer atitude o governo deve fazer campnhas6 de educação para formar jovens conscientes e sem preconceito.
Gabriela Cardoso
Dados correção tradicional
1. O trecho destacado estaria melhor colocado se estivesse separado por vírgulas ou dois pontos ao invés de ponto final, dessa forma o parágrafo não ficaria confuso, desfazendo a impressão também de simples frases soltas. Pois você enumera exemplos de casos onde há a aplicação de cotas. Coloque dois pontos após segmentos e em seguida enumere-os utilizando vírgulas.
2. Mais uma vez o trecho apresenta uma "mistura" de idéias, principalmente porque vírgulas não foram utilizadas como deveriam. A vírgula tem o dever de separar, enumerar e organizar idéias, mantendo-as em um mesmo contexto.
3. A escrita correta é diferença.
4. Não está claro a quem o termo ele se refere.
5. O ideal é substituir a vírgula por e (conjunção aditiva).
6. Escrita correta: campanhas.
Avaliação geral: Gabriela, seu texto apresenta boas idéias e, de uma forma geral, uma boa estrutura. No entanto é necessário atentar para o uso de sinais de pontuação. Estes tem uma função importante no texto, ajudam na organização, clareza e permitem que o leitor acompanhe com facilidade o raciocínio do autor. Portanto, a falta ou mesmo a ultilização incorreta destes sinais pode prejudicar a compreensão e mesmo a correção do texto. Você cometeu poucos erros de escrita, que podem ser facilmente resolvidos com uma leitura feita ao final da escrita da redação. Sssa leitura permitirá identificar e corrigir possiveis "deslizes". Continue enviando seus textos, pois com as correções devidas você alcançará resultados ainda melhores.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 7 |
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