Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Jovens da periferia se reúnem e vão "curtir" no shopping. Mudanças no cenário econômico do Brasil possibilitaram a ascensão financeira de muitas famílias pobres. O aumento do poder de consumo faz com que esses consumidores, principalmente os jovens, se lançem lancem em movimentados centros comerciais. Porém, muitos vêm essas pessoas através do preconceito social, gerando conflito e segregação nesses espaços.
Esses "novos" consumidores não são bem vistos por todos. Os lojistas se mostram contra os rolezinhos, para eles os movimentos possuem caráter marginal e possibilitariam eventuais arrastões. Os donos de lojas reclamam e são contrários aos rolezinhos, visto que os rolezinhos estão causando desconforto a muitos compradores e diminuindo o fluxo nos estabelecimentos.
Todavia, não é dessa forma que muitos enxergam o movimento. Esses jovens fazem parte de uma classe social que está crescendo, fazendo com que saíam saiam da periferia para conhecer e frequentar grandes estabelecimentos ou até centros urbanos. São inúmeros jovens que querem conhecer novos espaços e se inserir na sociedade de consumo.
Percebe-se que as opiniões divergem e estão ligadas a à posição social do opinante. Uns tratam como algo ruim e ofensivo, já outros apoiam e acreditam ser necessário para que haja inclusão desses grupos. O Brasil está passando por profundas mudanças econômicas e consequentemente sociais. Portanto, é preciso que a sociedade esteja pronta e consiga lidar com essas novas situações.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
2.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
8.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |