As denúncias do ex-agente da C.I.A [CIA], Edward Snwlden [,] sobre a rede de espionagem americana, levanta [americana levantam] uma questão polêmica: Como ter privacidade no mundo globalizado? Além do mais, a privacidade, em linhas gerais, nunca foi muito respeitada. No Brasil, esta [essa] prática foi observada no período da república velha [República Velha] onde o voto não era secreto. Mesmo que não houvesse leis que delimitassem a privacidade neste [nesse] sentido, já observava-se certa violação.
Atualmente, a espionagem tornou-se um hálibe [álibi] para proteção. os [Os] Estados Unidos da América, após ser revelado seu sistema de espionagem, declarou [declararam] que não passava de uma ação corriqueira para fins de sua proteção, não justificando sua atitude ante democrática [antidemocrática] e desleal.
Além disso, a supervalorização ao U.S.A [USA] facilitou o desrespeito a [à] soberania alheia. Desta [Dessa] forma, evidenciou-se a adoração a forma de governo americana, seja ela: política, militar ou econômica. O que levou os adorados a sentir-se [sentirem-se] autônomos para qualquer ação e certos que não seriam culpados por tal.
Por fim, ser público ou privado não é mais uma questão de escolha [,] e sim, de [sim de] interesses econômicos e políticos dos países desenvolvidos.
Dados correção tradicional
Seu texto abordou o tema proposto, porém de maneira superficial e apresentou problemas relacionados à escrita padrão. Amplie seus conhecimentos sobre o assunto e também seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Procure propor uma análise crítica da questão que vá além do senso comum. Atente aos erros apontados!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |