Diferenças sociais
Tema: Favelização
O surgimento das favelas é impulsionado pelas diferenças sociais, seus moradores estão lá por não conseguirem manter uma moradia com melhor qualidade e para não ficar nas ruas vão para essas casas construídas em locais inadequados, por isso é um problema que deve ser solucionado.
A migração e a industrialização são fatores que aumentam o surgimento desses locais. Em busca de qualidade de vida [,] muitos migram para cidades com alto nível de crescimento econômico, a maioria chega “com as mãos abanando” e sem referência (o que dificulta a procura de emprego), para não morarem “debaixo da ponte” [,] alugam um barraco (se tiverem um pouco de dinheiro) ou constroem suas casinhas em locais inapropriados.
Segundo a Rio on Watch [,] estima- se que mais de 50 milhões vivem em habitações inadequadas e ocorre [,] pois [,] a maioria dessas famílias recebem menos de um salário mínimo, muitos vivem em situações precárias: sem água potável, coleta de lixo e serviço de coleta de esgoto. Correndo risco de morrerem com doenças (por falta de saneamento básico), deslizamento, enchentes e outros fatores ocasionados pela construção em lugares impróprios.
Com o fim da escravidão, os negros foram discriminados e marginalizados pela sociedade, assim como os afrodescendentes [,] os favelados são olhados da mesma forma, por existirem diferenças sociais, econômicas. Moradores de favela para muitos são sinônimos de bandidos, o que dificulta a entrada para o mercado de trabalho e a saída dessas moradias.
As invasões ou favelas são encontradas em locais como: morros, ribanceiras e outros. Acarretam problemas ambientais, como: causar alterações climáticas, poluição visual e estragos no solo. As enchentes é um dos acidentes ocasionados pela construção dessas moradias, pois retiram a flora que deve ficar em volta dos rios, retirando essas árvores não vai ocorrer a absorção da água no período das cheias [,] ocasionando um transbordamento.
Uma hipótese para a diminuição dessas habitações seria incentivar a mudança para cidades menos desenvolvidas e a qualificação profissional de seus moradores (para aumentar a renda das famílias a ponto de não precisarem de habitar esses locais).
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 7.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |