Poderes, paralelos aos legislativo, executvo e judiciário brasileiros, criam fronteiras entre o brasil e as favelas, em particular, às do Rio de Janeiro. Ninguém entra ou sai sem prévia autorização.
Uma pessoa desconhecida dentro da favela é sinal de perigo, pode ser um polcial ou um reporter curioso. É preciso preservar informações e agentes pró-crime da própria polícia. Ainda nessa linha de raciocínio, quem sai tem hora pra voltar e se o "visto" expirar, uma boa explicação se faz necessário.
O que possibilita essa organização do crime, vai além do despreparo do pequeno efetivo policial. A popularidde conquistada por traficantes e seus subalternos facilita a impunide. Porém mais comum são represálias sofridas por pessoas de bem, que têm seus entes queridos ameaçados.
Construir muros, demarcando os limites da favela, é levantar bandeira branca, é ceder um pedaço do território brasileiro aos traficantes. Não seria mais fácil desenvolver planos de desarmamento definitivo. Mas entregar as pessoas nas mãos de traficantes é crueldade.
As pessoas eleitas para garantir segurança, antes candidatas, diziam-se preparadas para combater a violência. Agora se mostram amedrontados e negligentes.
Dados correção tradicional
O candidato deve estar atento para não cair neste tipo de "armadilha" e cumprir à risca o que se pede.
O tema em questão é a construção de muros em favelas para delimitar áreas ambientais nos morros cariocas, o que hora alguma foi abordado pelo candidato, que optou por falar sobre a criminalidade nas favelas.
Por esta razão, aqui e no Vestibular, a redação foi desclassificada por fuga ao tema. Lembramos que em uma situação real, o "zero" na redação desqualifica o candidato na seleção do vestibular.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0 |
NOTA FINAL: | 0 |
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