É cada vez mais freqüente vermos nos noticiários e espalhados [noticiários espalhados] pelas ruas, vestígios [sem vírgula] de manifestações populares, compostas por pessoas que clamam a melhoria de diversos pontos críticos de todo o Brasil. Manifestar... Até onde esse caminho pode nos beneficiar?
Na década de 90, pessoas resolveram manifestar contra a corrupção praticada escancaradamente por Fernando Collor de Mello, corrupção esta que foi herdada pela política até os dias atuais. Isso deixa claro que, os [sem vírgula] fatores negativos acarretados à população, são resultado de uma prática desorganizada e muitas vezes insatisfatória.
Nesse sentido, a sociedade se prejudica ao praticar atos que, antes de haver um alerta, eram comuns e banais. Isso porque em sua origem, muitos vandalismos são explicados por questões morais. A conscientização de cada colaborador pode fornecer alternativas nesse contexto.
Há tempos, vemos [sem vírgula] pessoas lutando para que a saúde pública e o transporte coletivo não sejam mais um problema, mas sim uma solução para a vida de todos. O motivo pelo qual as manifestações ultrapassam seus limites é o descaso feito por políticos e profissionais responsáveis por tais áreas.
Portanto, é evidente que, as [sem vírgula] manifestações populares acontecem por conta [em razão] do rumo que o Brasil vem tomando na política, e esta acaba se tornando o principal alvo. Falta, ainda, a responsabilidade dos manifestantes em saber até que ponto é satisfatório lutarem por seus direitos. Afinal, essa equação só poderá ser resolvida quando um método popular eficaz for criado sem afetar as condições políticas.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, no entanto, para chegar à excelência, é necessário extrapolar o recorte temático e o senso comum. Procure realizar um mais rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu texto.
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |