No dia 6 de junho de 2013, o Brasil começava a dar os primeiros passos para demonstrar sua insatisfação com os aumentos das passagens de ônibus. Os protestos tiveram início em Porto Alegre e atingiram outras grandes cidades do Brasil.
O assunto foi noticiário dos jornais mais importantes do mundo e trouxe a tona [à tona] questões políticas, sociais e financeiras do país. Os protestos tiveram sucesso e as passagens de ônibus foram reduzidas, a PEC 37(que tirava o poder de investigação do Ministério Público) foi cancelada e foram criadas novas propostas na área de saúde e educação.
As manifestações serviram para mostrar aos governos brasileiros o tamanho da força popular e que uma nova geração de jovens está chegando, cheios de ideias e vontade de mudar o mundo. Uma nova geração que pode mudar a história do Brasil, que durante muitos anos, teve sua população submissa aos governos.
Esses jovens clamam por uma política mais justa, onde a corrupção não tem vez. Tudo isso pode ser conquistado, basta apenas a vontade da nação crescer a cada dia mais.
Dados correção tradicional
Desenvolva suas ideias e apresente argumentos bem fundamentados que melhor explorem o tema proposto e validem seu ponto de vista da questão. Vá além de uma abordagem genérica e superficial.
Leia e produza sempre!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |