Que uma sociedade tem o direito de se manifestar em prol de seus anseios é fato. Prova disso são as inúmeras manifestações que vem [vêm] ocorrendo em todo o mundo em busca de políticas igualitárias e justas. Porém, é preciso a consciência plena sobre o necessário e o correto, além de um serio [sério] acompanhamento jurídico sobre os atos.
Por meio de vários veículos de comunicação [,] acompanhamos milhares de pessoas sair [saírem] as [às] ruas, reivindicar [para reivindicar] reformas e direitos, derrubar governos e lideres [líderes] com efetivo sucesso. Exemplo histórico disso foi o Impeachment do presidente Collor em 1992, que ganhou força com a manifestação em sua maioria de jovens de caras pintadas. Isso nos desdobra a ideia de que o povo pode mudar o rumo de sua nação com inteligência e ética.
Entretanto, há o lado controverso no qual uma minoria letal de "manifestantes" opta por reivindicar por intermédio da violência e da criminalidade [,] gerando o descontrole e o caos. Tomemos como modelo disso, parte [sem vírgula] das manifestações brasileiras em 2013 e no Oriente Médio em 2010 e seus anos seguintes.
Diante disso, é preciso que cada cidadão se conscientize sobre o seu ato e desenvolva-o da maneira mais correta e pacífica possível. O que pode ser incentivado por representantes do governo, equipes de policiais, guardas, atráves [através] de panfletos, TV, internet e o próprio exemplo. Em todo caso, seria ideal a criação de leis e códigos que punam aqueles que agem com violência, depredam o patrimônio e agridem de alguma forma o próximo, fazendo com que estes [esses] fiquem determinado tempo detidos e ainda paguem uma "taxa" correspondente ao dano que causaram, onde o [o dinheiro] dinheiro sera [será] revertido para sanar os problemas acontecidos.
Assim, as manifestações ganhariam um caráter [caráter] mais lícito e justo mundialmente.
Dados correção tradicional
O texto apresentado fez considerações pertinentes, contudo a linha argumentativa não sobressaiu ao senso comum nem ao óbvio em relação à proposta de redação. Quanto à escrita em si, houve problemas gerais de gramática, não demonstrando um domínio preciso das normas da língua. O recomendado é que o nível de leitura seja elevado para contribuir para o aprimoramento do senso crítico e que a prática da escrita seja recorrente. Para enriquecer sua argumentação, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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