“Conformado”. Era essa a situação na qual se encontrava o povo brasileiro. Reflexo do personagem “Zé Carioca”, malandro e preguiçoso, preferia não reclamar. Quando se encontrava em situações difíceis, recorria ao “jeitinho brasileiro”. Mas parece que as coisas mudaram recentemente.
Manifestações ocorrem por todo o país. O brasileiro está indo às ruas na luta por seus direitos. Melhores condições de vida, fim da corrupção, melhorias na saúde e educação são algumas das reivindicações.
A imprensa internacional se volta para a sétima economia do mundo. Onde os gastos com a Copa do Mundo de 2014, em detrimento de políticas públicas que venham favorecer a nação, são severamente criticados. O que esperar de um país que investe mais em futebol do que em educação? Onde encontraremos os profissionais que conduzirão a nação rumo ao progresso?
Conjuntamente a isso, várias manifestações estão a abalar muitos países do “Oriente Médio”. “Primaveras”, como são chamados, são movimentos que lutam pela democracia e pelo “livre arbítrio” da população de países que, em pleno século XXI, ainda convivem com regimes ditatoriais. Em alguns desses, a batalha contra a ditadura foi vencida, em outros, ela perdura na insistência.
Em suma, manifestar é preciso, se conformar, não. Pois, a verdadeira democracia se faz no exercício da cidadania. E, somente por meio de profundas reformas políticas é que conseguiremos alcançar a condição de “sociedade justa igualitária” tal como prega a democracia.
Dados correção tradicional
Seu texto fez considerações pertinentes ao tema, mas realizou uma análise que podoria ter sido mais aprofundada. Procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e fuja do âmbito do senso comum!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
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