Na ultimas semanas, ondas de protestos vem [vêm~se espalhando por todo o Brasil. Tudo começou com um grupo de estudantes no Rio Grande do Sul, protestando contra o aumento da tarifa de ônibus, e com o auxilio da internet, os protestos se espalharam por todo o país e com outros temas e petições. O que se tenta é acabar com tudo aquilo que ocorre de equivocado no Brasil, como corrupções, escândalos políticos, etc. Pessoas de todas as idades vão às ruas em busca de um país melhor.
Todos estamos cientes que para atingir a meta de pais desenvolvido o Brasil deve melhorara [melhorar]muito, principalmente em pontos básicos como saúde, educação, segurança, transporte e etc. O Brasil é um dos países em que mais se arrecada impostos, e o que o povo tem de retorno é noticias de corrupção e uso inadequado do dinheiro publico.
Os protestos no Brasil estão seguindo a mesma linha dos protestos da Primavera Árabe (que iniciou nas redes sociais e terminou com a derrubada de diversos ditadores), só que com pretensões diferentes, o que o povo quer é que seus impostos não sejam apenas implantados em estádios, mas também em uma boa qualidade de vida.
Em contrapartida [,] temos vândalos que se aproveitam para atacar durante os protestos, o que diminui a seriedade do protesto pacifico que é um direito por lei. Outro problema é que a mídia, na grande maioria, mostra apenas o lado a qual lhe interessa, alienando as pessoas.
Um dos grandes responsáveis pelos protestos acontecerem juntos em todo o país, são as redes sociais. A maioria dos manifestantes são jovens, estudantes que querem um Brasil melhor, e para isso usam como ‘arma’ reunir-se, protestar e mostrar para os governantes que algo não está funcionado como deveria.
O que se pode concluir é que algumas petições dos protestantes, já foram ou estão em analise, como o arquivamento da PEC-37, mas o que resultará esses movimentos, ainda é uma surpresa.
Dados correção tradicional
Seu texto fez considerações válidas, mas poderia ter mais bem problematizado a questão da eficácia das manifetações, o que era o foco do recorte temático. Apresente fatos e exemplificações concretas que validem sua tese e levem seu texto a ir além do senso comum.
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Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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