Por todo o Brasil civis têm saído à rua em prol de causas como saúde, educação, transportes e política. Eles manifestam suas opiniões através de cartazes, pintura nos rostos e gritos por um país mais justo. Nesse contexto, evidencia-se a força que uma população adquire ao se unir em manifesto.
Em primeiro lugar, destaca-se um dos triunfos realizados por essa comoção. Na cidade de São Paulo, onde houve o estopim dos movimentos, os manifestantes alcançaram seu objetivo. Conseguiram revogar o aumento da passagem do transporte público. Essa vitória mostra claramente a eficácia de uma movimentação popular.
Nesse contexto, outras regiões aderiram ao ideal. Paralelamente [,] originaram-se manifestações populares por todo o país. Entretanto, no contexto histórico existe um caso semelhante: O Impeachment de Collor. Porém, tempos após a deposição do presidente, a corrupção voltou a reinar. Assim, para que hoje em dia não ocorra como no passado, deve-se mesmo depois de atendidas as reivindicações, que o povo brasileiro faça a manutenção diária do seu poder de cidadão.
Embora ainda seja muito recente, os ideais desses movimentos tendem a perpetuar-se. Pois [perpetuar-se, pois] há tempos o brasileiro vêm [vem] aceitando as mazelas de seus governantes calado. Uma vez que já foi dado o impulso as reivindicações por melhores condições de vida, não há como freá-la.
Diante disso, fica evidente que, apesar de muito cedo, manifestações populares podem promover mudanças profundas na sociedade. Basta que a população se una e lute por um país mais justo e com menos diferenças. Exercitando assim, sua cidadania dia após dia.
Dados correção tradicional
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, não houve extrapolação do senso comum e do recorte temático. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto.
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Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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