Seja para destituir um monarca absolutista,extinguir uma ditadura,ou [ditadura ou] lutar por melhores condições de vida e trabalho,o homem sempre se utilizou de movimentos revolucionários para dar voz ao povo frente às autoridades.Contudo,o que se presencia atualmente no Brasil são manifestações populares sem uma liderança direta e coordenada por um novo instrumento político,as redes sociais.Seria esta [essa] uma nova forma de protestar?Será que num país infelizmente marcado pela corrupção,elas mudariam o rumo político da nação?
A internet,advento da globalização,vem tornando-se um instrumento não só de entretenimento [,] mas também político,haja vista toda a transformação ocorrida na Primavera Árabe por conta [em razão] das redes sociais.No Brasil,elas desempenham um papel crucial na organização dos protestos e na disseminação dos ideais revolucionários de melhorias na saúde,na educação e em diversas outras áreas que sofrem com o descaso do poder público. Este [Esse] fato pode explicar,por exemplo,a ausência de uma liderança direta nas manifestações.
Os movimentos tomaram tal proporção,que [sem vírgula] foram incorporados nas reivindicações não só a diminuição da tarifa do transporte público,mas diversas outras pautas há muito esquecidas pelo Estado,tomando conta –literalmente- das ruas das principais cidades do país,despertando um descontentamento generalizado da população sobre os inúmeros problemas sociais enfrentados por ela.
Embora o governo federal tenha proposto diversas medidas,como o envio de 75% dos royalties do petróleo para a educação,a eliminação da PEC-37 e a divulgação de 5 pactos,feitos pela presidente Dilma Rousseff,o Brasil tem um longo e árduo caminho a trilhar para alcançar o cenário de país verdadeiramente desenvolvido.A começar pela educação de qualidade em todos os níveis,maior infraestrutura nos hospitais e maior valorização salarial dos profissionais da saúde e da segurança nacional,como médicos,policiais e bombeiros.
As manifestações representaram (e representam) uma nova etapa na história do Brasil.A população finalmente percebeu que o poder de transformação social do país está nas mãos dos próprios cidadãos.Portanto,é preciso inteligência e estratégia,para que essas exigências sejam realmente aplicadas a médio e longo prazo,e que este período de turbulência não seja mais um capítulo fracassado de tentativa de melhoria no Brasil dentro dos livros de história.
Dados correção tradicional
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito válidas. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático e poderia ter sido realizado um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção.
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |