A televisão, assim como o rádio, é um dos instrumentos mais utilizados de transferência da informação para o telespectador. Ela contribui de forma significativa para a formação cultural de um indivíduo, porém é preciso que haja um certo controle em sua utilização, pois ela pode tanto ajudar como atrapalhar a vida das pessoas.
Desde o seu surgimento, início dos anos 50, a televisão chega [chegou] como uma ferramenta interativa e inovadora para aquela época, antes as pessoas só escutavam o som através do rádio, agora era possível também ver imagens. Ela foi muito bem empregada pelas indústrias de comércio para a divulgação de seus produtos. Além de ser um meio comercial, a televisão também diverte, educa e informa. Ela contribui, sem dúvidas, para a formação cultural de um cidadão, pois ela detém de vários programas sobre educação voltados para o público jovem e adulto, inúmeros telejornais, algumas telenovelas e filmes que mostram a formação social e cultural do nosso país, disponibliza cursos e entre outros benefícios.
Porém, o vem [ o que vem] acontecendo é uma desvalorização da cultura nacional em alguns programas de baixo calão que cada vez mais vem ganhando audiência. Isso não quer dizer que as pessoas não possam assistir a este tipo de programa ou se elas assistirem vão ser alienadas. Uma pessoa que tem uma formação escolar bem estruturada não vai se deter em assistir a estes tipos de programas. As crianças devem assistir apenas a programas voltados para o público infantil ou programas de educação, pois essas sim podem ser influenciadas pelo o que houve ou o que ver, pois ela está em fase de desenvolvimento intelectual e deve aderir a uma boa educação para a sua formação quanto pessoa como cidadão.
Logo, as pessoas devem aderir a programas que enriqueçam a sua cultura, que não deixem serem influencidas de forma negativa apenas por um programa que elas viram na tv. As redes de televisão deveria tomar novas medidas para a sua grade de programação para trazer uma programação mais sadia para a toda família.
Dados correção tradicional
Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre o tema proposto. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |