Televisão: diversão ou manipulação - Corrige Aqui

Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

Em uma sociedade caracterizada pelas mudanças rápidas e inovações tecnológicas,poucas coisas permanecem,e a televisão é uma delas.Seu poder de influência e custo acessível para a maioria das pessoas consolidou-a como meio de comunicação popular e justamente por isso discute-se se ela possibilita o aprimoramento cultural do telespectador ou desempenha o papel oposto.

Sem dúvidas [,] a TV pode ser uma fonte de enriquecimento cultural,pois democratiza o acesso a notícias,espetáculos,documentários,entre outros, além de atrair por estimular dois sentidos (visão e audição) contra apenas um em uma revista, por exemplo.A despeito de tal potencial,a realidade desse meio de comunicação no país distancia-se cada vez mais do que poderia ser um pilar fundamental na construção de uma sociedade desenvolvida.

Aumenta a cada ano a quantidade de programas de baixa qualidade na TV brasileira,no que diz respeito ao conteúdo.Seja na forma de reality shows que cultuam a futilidade e superficialidade ou pela espetacularização da desgraça alheia em telejornais,a dignidade humana é reduzida a nada,de modo que nenhum especialista deveria achar inofensivo.Não apenas é ofensivo,mas também devido à abrangência da TV ela penetra em lares de pessoas que não tiveram acesso à educação (portanto não desenvolveram seu senso crítico) e elas absorvem de seu único meio de lazer e educação essa podridão,que com certeza não as tornará cidadãos melhores.

Além dessa consequência negativa,a TV pode atrapalhar o desenvolvimento das crianças,seja porque foram expostas a conteúdos inapropriados precocemente ou porque gastam o tempo em que deveriam estudar ou brincar;apesar disto ter sido comprovado cientificamente,a produção de canais infantis só aumenta.Diante dessas faces sombrias da TV parece estranho que sejam justamente as que mais crescem e nas quais mais se é investido,mas isto está perfeitamente de acordo com a lógica do capital neoliberal,de lucrar a qualquer custo.Além disso, quanto menos o senso crítico for desenvolvido,mais fácil é manipular a sociedade.

Não se pode ignorar o poder da TV,e é por isso que se quisermos uma sociedade com menos corrupção e alienação,e mais desenvolvida,devemos zelar pelo que é exibido em rede nacional.Desperdiçar o potencial de enriquecimento cultural que a TV tem nos levará invariavelmente ao retrocesso.

Dados correção tradicional

Seu texto soube retratar a problemática do tema e apresentou uma dicussão plausível sobre a questão. No entanto, extrapole o recorte temático para chegar à excelência e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5
Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente