Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A educação é o meio de ensinar, instruir e formar cidadãos por meio do conhecimento e da disciplina e, também, construir soluções para problemas sociais. Mas, a [Mas a] educação está enfrentando, há tempos, dificuldades em ser aplicada como devia. Os desafios envolvem aspectos sociais, econômicos, políticos e tantos outros.
Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. Algumas escolas, de ensino fundamental e médio, têm problemas na sua estrutura física, na didática e inclusive com a falta de profissionais de áreas específicas.
A qualidade da gestão nas Escolas ainda não atinge o esperado para um país como o Brasil que é um país rico, porém a má distribuição da renda ocasiona uma série de fatores que o torna um país subdesenvolvido e a educação está incluída nesses fatores.
Há uma tendência de atribuir a falta de boa educação aos profissionais como, por exemplo, os professores o que é injusto e desnecessário em relacionar já que há vários grupos de profissionais de grande porte na educação do Brasil, mas o que procede muitas vezes é a desvalorização dos mesmos.
Aplicar mais verbas na educação, incentivar a leitura cada vez mais, aumentar a carga horária de estudo nas escolas e melhorar os salários dos professores são boas medidas a serem tomadas para mudar a realidade do meio educacional da nação. Não existe saúde sem educação, desenvolvimento sem educação e segurança sem educação, educação é base de todo progresso.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
6
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |