O motivo pelo qual o sistema de cotas foi criado é nobre e coerente, porém a solução proposta não é a mais adequada.
O Brasil em que vivemos é marcado por um preconceito racial histórico que remete aos tempos de escravidão. Por algum tempo, a raça negra foi privada de alguns privilégios, tornando-a marginalizada. Não muito diferente dos negros, deficientes físicos, minorias raciais e a população mais pobre tem tido pouco acesso aos melhores recursos governamentais. Em se tratando de educação, como forma de corrigir o problema, foi proposta a criação de um sistema de reserva de vagas que, pelo que aparenta, resolveria as consequências e não a origem dele. Desde que foi implementada, a medida tem sido responsável por fomentar a discriminação dentro de universidades públicas, desvalorização do mérito e queda na qualidade de ensino, além de ser, ela própria, um pouco preconceituosa, por julgar os cotistas como menos capazes que os outros.
Para erradicar o problema, o melhor que se tem a fazer é consertar as irregularidades que poderião deixar as minorias menos capazes que o restante da população e não mantê-las assim, como tem feito as cotas.
Dados correção tradicional
Sua redação foi invalidada por não possuir uma estrutura básica de dissertação. Atente-se ao máximo para o desenvolvimento do assunto ao longo do texto. Atente-se ao máximo para a estrutura de sua dissertação. Ela é composta de, no mínimo, três parágrafos.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |