Com o intuito de superar as desigualdades socioeconômicas que interferem no desenvolvimento acadêmico e profissional do inviduo, o governo criou leis e aderiu ao sistema de cotas, criando reserva de vagas no funcionalismo público e privado, e agora até mesmo em desfiles de moda para afrodescendentes, deficientes físicos e pessoas de baixa renda.
Para finalizar a desigualdade e o preconceito que contrapõem com o Brasil desde o período colonial, o governo aderiu à reserva de vagas que na teoria daria mais oportunidade aos negros e deficientes que seriam vitimas de preconceitos. Só que essa medida frustra ainda mais essas pessoas, já que se sentem incapazes de competir de igual com os brancos e não-deficientes de mesma escolaridade. O intuito do vestibular é avaliar o potencial acadêmico de cada aluno e sua preparação para faculdade e não medir seu potencial através de sua raça ou qualidade física.
O ensino público brasileiro entra em declínio e a melhoria substancial do ensino médio para garantir uma equipação dos saberes do aluno é cada vez mais difícil, com isso a reserva de vagas seria justa, já que alunos de colégios privados teriam melhor preparação do que os alunos de colégios públicos.
O fim do preconceito é cada vez mais importante para sociedade, e a medida governamental da reserva de vagas não é justa se usada de forma que menospreze o individuo devido a sua cor e qualidade física.
Dados correção tradicional
Apresentou uma satisfatória discussão sobre o assunto. Defendeu bem seu ponto de vista, mas não se esqueça que o tema é bastante amplo.
Atente-se para a conclusão. Ela é muito importante.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |