Se essas pessoas querem mudar o rio São Francisco não vao conseguir porque seria muito dificil pegar a agua que já esta [está] no rio e levar até o rios do ceara e do rio [Ceará e do Rio] Grande do norte. Ambientalistas dizem que esse projeto so [só] vai beneficiar aqueles que estao atras [estão atrás] dessa bagunça, ou seja, os chefões lá de cima (grandes pecuriaristas), mas o governo continua dizendo que esse projeto vai beneficiar mais de 12 milhoes de habitantes nordestinos. Se esse projeto continuar [,] muitas resinas que foram plantadas no baixo/medio [médio] do rio, Paulo [dos Rios Paulo] Afonso, Itaparica, Xingó poderão ser prejudicadas [,] pois a maior parte da energia noderstina é produzida nas hidrelétricas do rio São Fransisco.
Mas [,] por outro lado [,]o projeto vai fornecer oportunidades para algumas pessoas de ganhar um bom dinheiro trabalhando na usina nova. Quase 13 milhões de pessoas vivem em regioes [regiões] urbanas que agora vao ter agua e enrgia [vão ter água e energia]. As águas do rio São Francisco serao [serão] melhoradas, o que seria um beneficio [benefício] em termos de saude [saúde]pública. O prazo para acabar a usina é de vinte anos, isso custara [custará]4.5 bilhoes de reais. Mas [,] por outro lado, para um país tão grande, tem uma certa necessidade para o desenvolvimento de mais usinas que sao renovaveis [são renováveis] e que não causarão problemas para a natureza. Se nao [Senão] o país vai ficar sem opções, e metade do país não vai ter eletricidade.
Esse projeto pode ser bom ou ruim, mas se for contruido [construído,] o rio Sao [São] Francisco vai ser prejudicado, mas [,] por outro lado [,] o Brasil pode distribuir melhor os seus benefícios naturais à regiões [a regiões] menos favorecidas.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não realizou uma discussão bem fundamentada acerca da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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