Questão de Reflexão

Tema: Transposição do Rio São Francisco

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/01/2013
Nota tradicional: 7.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Rio São Francisco é o terceiro maior rio do país e, sendo assim, muito importante socialmente e economicamente para o país, principalmente para a região nordestina, já que o rio banha quatro estados do Nordeste.

Um projeto muito discutido por ambientalistas é a transposição desse rio a bacias hidrográficas menores do nordeste. O objetivo é solucionar o problema da seca e gerar emprego e renda para os cidadãos. O projeto beneficiará 390 municípios [,] abastecendo as cidades com água de qualidade, além de recuperar os afluentes e a qualidade das águas do rio.

Porém, há divergências nesse projeto, como por exemplo o [como o fato] fato de na época da seca o rio perder volume e ter vazão bem menor. Transferindo determinada quantidade de água para as bacias do nordeste afetará a produção de energia pelas hidrelétricas localizadas no Rio São Francisco.

Outro ponto analisado, é  [analisado é] que os maiores beneficiados serão os proprietários de terra e gado. E os vazanteiros, que ganham a vida fazendo horticultura no leito dos rios nordestinos [,] serão prejudicados.

É necessário comentar ainda que 430 hectares serão desmatados para a realização deste projeto que parece ter sido mal elaborado para acudir a população que sofre com a intensa seca.

Precisamos de um projeto realmente bem elaborado e que realmente solucione o problema da seca e desenvolva a vida dos nordestinos. Será que não existe um político capaz de refletir e desenvolver esse projeto e fazer bom uso do dinheiro público?

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 7.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos