O Ciclo da Seca no Nordeste é um fenômeno climático natural que acontece de 10 em 10 anos e dura de 2 a 5 anos. O primeiro registro de grandes prejuízos e mortes por decorrência dele se deu em 1877 na época de D.Pedro II. Atualmente, esse problema perdura e a transposição do Rio São Francisco mostra-se como solução mais plausível para ele, apesar de haver grandes desafios para efetivação benéfica desse projeto.
Em princípio, vê-se que há diversos argumentos contra o projeto, no entanto eles têm soluções ou amenizações. Ambientalistas e parte da sociedade alega [alegam] que não pode ser retirada água de um rio com problemas de assoreamento, poluição e que têm [tem] população ribeirinha dependente desta água. Todavia, é importate ressaltar que junto com o projeto da transposição está sendo implantado um projeto de despoluição e reflorestamento de matas ciliares. Além disso, segundo o governo, só 1% do fluxo do rio vai ser desviado e este processo pode ser interrompido caso haja algum grande problema.
Já os prós sobre o projeto não apenas destacam as melhorias na agricultura da região [,] como também poderão livrar os nordestinos dos efeitos da seca cíclica. Pois, estima-se que 12 milhões de nordestinos serão beneficiados e que o projeto possa gerar crescimento da indústria agrícula [agrícola] que gerará muitos empregos. Ademais, o governo diminuíra os gastos com programas de ajuda presentes na região e já é comprovado nos EUA e na Austrália o sucesso nesse processo de desvio das águas de um rio.
Diante disso, a transposição do "Velho Chico" é sim necessária, contudo é importante destacar a importância da fiscalização e acompanhamento do projeto. Assim, a população e a mídia deve cobrar do governo a revitalização, despoluição e estatísticas sobre o andamento e beneficiados do projeto. Ademais, o governo poderia criar um projeto de uso racional da água com a população. Com isto, é certo a iniciação de um novo ciclo para a população dessa região.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações muito válidas em torno da questão. No entanto, para chegar à excelência, é preciso ir além do óbvio. Dessa forma, mobilize diferentes vozes e extrapole o recorte temático.
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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