A obra de transposição do rio São Francisco, é [São Francisco é], indiscutivelmente, o projeto de maior destaque do Programa de Aceleração do Crescimento. Por sua grandiosidade, é também alvo de muitas controvérsias, gerando debates fervorosos entre ambientalistas e representantes do governo. Dentre as discussões acerca do real custo-benefício da obra [,] existem questionamentos relacionados aos verdadeiros beneficiados com o abastecimento de água, ao impacto sobre o rio São Francisco, dentre outros assuntos.
De acordo com o governo, a transposição do rio beneficiará diversos municípios do árido nordeste. Todavia, os ambientalistas defendem que a área favorecida pelas obras representa parte muito pequena da região e que, dessa forma, o problema da seca ainda persistiria para muitos. Somado a isso, acrescentam o fato do projeto inutilizar as vazantes, cujas áreas são aproveitadas para o plantio pelos pequenos agricultores, o que causaria prejuízo na produção de alimentos e na economia local.
O impacto sobre o leito do rio transposto também é alvo de polêmicas. De um lado o governo, que afirma serem mínimas as consequências ambientais. De outro os ambientalistas, que acreditam em resultados desfavoráveis ao ecossistema. Os mesmos [Estes] chamam atenção inclusive para possíveis repercussões sobre a produção de energia elétrica na região nordeste, principalmente na época das secas, quando o rio apresenta diminuição do fluxo, o que pode representar outro grave problema.
Como se vê, o assunto é entremeado por questões que não podem ser analisadas de forma isolada. Qualquer modificação ambiental surtirá efeitos sobre a economia e a qualidade de vida das pessoas. O que se espera do governo é que se faça o melhor uso possível dos recursos naturais do Brasil, a fim de alcançar o tão almejado desenvolvimento sustentável.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes. No entanto, para chegar à excelência é preciso extrapolar o óbvio. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para ampliar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |