O Rio São Francisco beneficia uma parte da população, por sua vez não alcança a todos a sua volta. A transposição de seu leito ajudaria os moradores que vivem constantemente nas regiões de seca, o que melhoraria a condições de vida dessa população. Mas a seguinte mudança tem algumas controvérsias.
A mudança do leito do Rio São Francisco depreciaria as aguas [águas] que seguem exclusivamente para as usinas hidrelétricas. Muitos acreditam que futuramente os mais beneficiados seriam os criadores de gado da região e que as usinas também complicariam a distribuição de energia. As regiões iriam adquirir uma maior irrigação onde a áreas que sofrem em larga escala um processo de erosão do solo.
Caso ocorra algum erro grave, a transposição seria uma enorme perda de investimento do governo, o que teria que investir na restauração do rio. Possivelmente os moradores ficariam indignados o que iria ocasionar em uma grande repercussão sobre o governo e as politicas administrativas sobre o Rio São Francisco.
Acima de tudo o governo deve pensar nos bons e nos maus efeitos que esse processo traria a [à] população, ao solo e as [às] usinas hidrelétricas que tem [têm] grande impacto no abastecimento de energia da região. Inegavelmente o custo é alto para a transposição do rio. Além disso, inesperadamente as épocas de seca [,] sem duvida [dúvida], certamente serão um novo problema a ser resolvido em vista que [de que] tal fato não seja solucionado imediatamente pelo governo.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão. Dessa forma, amplie suas ideias e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza mais!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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