PUBLICIDADE
Um dos maiores problemas atuais, intrínseco ao âmbito juvenil, é o "bullying", isto é, comportamento violento assumido por algumas pessoas, que discriminam, humilham e chegam a agredir fisicamente outras,causando perda de autoestima e diminuindo a produtividade destas.
Nos diversos centros de ensino do Brasil, estabelece-se supostamente uma hierarquia, em que estudantes de má conduta ficam num patamar superior a qualquer outro, por instigarem constantemente indivíduos ou grupos com pensamentos, aparências ou gostos análogos aos seus.
Segundo pediatras e psiquiatras, os agressores recebem influências principalmente de seus familiares. Em alguns casos é a falta de afeto, a comunicação falha e as discussões diárias que incitam os jovens a perpetuarem o "bullying", reproduzindo os acontecimentos de seus lares em novos lugares. No entanto, o excesso de atenção e a falta de correção pelos pais também podem causar o mesmo mal , já que os jovens asseguram-se na proteção exacerbada que recebem e deixam de temer punições, geralmente frouxas.
Segundo pediatras e psiquiatras, os agressores recebem influências principalmente de seus familiares. Em alguns casos é a falta de afeto, a comunicação falha e as discussões diárias que incitam os jovens a perpetuarem o "bullying", reproduzindo os acontecimentos de seus lares em novos lugares. No entanto, o excesso de atenção e a falta de correção pelos pais também podem causar o mesmo mal , já que os jovens asseguram-se na proteção exacerbada que recebem e deixam de temer punições, geralmente frouxas.
Outro fator que ainda contribui para a continuação dessa tirania é a falta de desvelo das escolas com o problema. Essas, por sua vez, preferem omitir a existência dos conflitos entre alunos, em vez de deixar claro que não aceitarão tais práticas, incitando professores e coordenadores à supervisão ampla e constante de qualquer forma de intimidação.
Se houvesse um acompanhamento mais eficaz dos estudantes, por pais e educadores e também uma divulgação generalizada na mídia como a que ocorre para prevenção do uso de álcool e de drogas, essa violência poderia cessar.Mas, na verdade o que ocorre é a sua expansão para a internet, originando o "cyberbullying", em que ameaças ou xingamentos são lançados, podendo ser anônimos.
Se houvesse um acompanhamento mais eficaz dos estudantes, por pais e educadores e também uma divulgação generalizada na mídia como a que ocorre para prevenção do uso de álcool e de drogas, essa violência poderia cessar.Mas, na verdade o que ocorre é a sua expansão para a internet, originando o "cyberbullying", em que ameaças ou xingamentos são lançados, podendo ser anônimos.
Não demorará e veremos outros ambientes se tornando suporte para a prática do "bullying". Portanto, é essencial que existam propagandas, campanhas e atividades que informem os brasileiros, além de orientações e penas mais severas aos infratores, para que, dessa forma, a convivência entre os jovens seja mais saudável.
Dados correção tradicional
Assim como no vestibular, aqui a redação que foge ao tema proposto é zerada. Adeque-se à proposta!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |