A obra do "Velho Chico", como é chamada a transposição do Rio São Francisco, promete integrar parte das águas do São Francisco a rios temporários do semiárido, por meio de canais artificiais. Projeto que parecia a solução de um problema antigo, a seca que assola o Nordeste brasiliero, tem se mostrado duvidoso.
Apesar de o Ministro de Integração Nacional alegar que existem cerca de 4.100 pessoas empregadas na região, o que se vê são mais prejuizos do que benefícios. Muitos trechos com obras paradas, uma vez que as empresas que ganharam a licitação abandonaram a obra.
E os prejuiízos não param por aí. Os canais da transposição vão cortar as terras de moradores, o que causa receio. Sertanejos se perguntam como vão fazer para chegar ao outro lado quando as águas começarem a correr. Pois, as pontes que ligam um lado ao outro do canal são muito distantes e a maioria dos moradores não possuem meio de transporte.
Somado a isso [,] muitos agricultores já perderam suas fontes de água. Poços usados para sua sobrevivência soterrados pelas empreiteiras para construção do canal. O que causou estrago desmedido, piorando ainda mais o problema da falta de água.
Portanto, percebe-se que a obra tem causado muitos transtornos aos moradores. Sem contar que a obra [,] planejada para 2012, talvez só fique pronta em 2015. O governo precisa fazer um estudo dos impactos causados na localidade e verificar se, realmente, essa é a solução mais acertada para esse problema.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abortou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático. Além disso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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