Nascido na serra da canastra no interior de Minas Gerais, o rio São Francisco tem uma grande importância para os nordestinos. Onde o Rio banha [O rio banha] cinco estados que são: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Em que estes estados possuem uma grande dependência deste grande Oasis [oásis] de agua [água].
Existe um projeto do governo federal que é a transposição do Rio São Francisco [,] conhecidos [conhecido] por muitos como o “velho chico”. A estimativa de gastos para este grande projeto é [,] em media [média] [,] 7 bilhões de reais, na qual, o [em que] governo garante que com a transposição vai acabar em parte com a seca nordestina, em que, os [que os] mais privilegiados irão ser as pessoas que são menos favorecidas financeiramente.
Todavia [,] muitos estudiosos possuem um olhar critico [crítico] quanto a esse projeto, pois, a principal fonte de energia no nordeste é a energia elétrica [,] que aproximadamente 90% dessa energia que supre as necessidades da população vem das hidroelétricas que dependem do “velho chico”. E com isso com a transposição logicamente o nível da agua [água] tende a diminuir [,] ocasionando a diminuição da produção de energia.Com esta pratica vai afetar grandemente a mata ciliar, a fauna, podendo ate [até] provocar o desaparecimento de espécies que vivem nas margens do rio.
Contudo, com esse projeto quem vai ter maior privilegio [privilégio] vai ser os grandes pecuaristas que desenvolve [desenvolvem] táticas modernas avançadas utilizando as aguas [águas] do rio, como [,] por exemplo: A criação de camarão em agua [água] doce, é uma tática moderna desenvolvida por pessoas que possuem um grande poder aquisitivo.
Em suma, será que a preocupação do governo realmente é com a população menos favorecida? Ou isso é um pretexto para entrar na historia [histórica] como tentativa de resolver a seca nordestina? Todavia [,] existem muitos fatos que tem que serem vistos, buscando uma solução mais igualitária para a comunidade, pois um dos fatos mais agravantes é que, com a transposição [,] a criação de energia vai cair e o preço aumentará, fauna e a flora vai ser afetada [vão ser afetadas] e a população mais carente também.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |