A transposição do rio São Francisco traz inúmeros problemas, pois beneficiará apenas poucos pecuaristas e, além do mais, permanece o perigo de prejudicar o funcionamento das usinas hidrelétricas geradores de energia da região nordeste.
Nesta ultima [última] década, temos assistido [,] com certa preocupação, a [à] obra de transposição do rio são Francisco, a transposição deixará ainda mais ricos uns poucos criadores de gado. Em nossos dias, testemunhamos obras que, envolvendo bilhões de reais, poderiam nos conduzir a uma maior concentração de renda, beneficiando apenas em sua maioria fazendeiros e [,] com certeza [,] a transposição faz parte delas.
Outra ameaça constante da transposição é o desequilíbrio no fornecimento de energia, provocada pelo desvio das águas em tempos de seca, que promoverá um dilema: fornecimento de água para transformação em energia ou abastecimento para os latifundiários criadores de gado. Tais escolhas contribuirão para que, em virtude de tantas agressões [,] o velho Chico, em tempos de estiagem, não tenha forças para fornecer energia para o nordeste.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que é um tremendo equívoco esse projeto já em curso. É desejo de todos nós que algo possa ser feito no sentido de minimizar os prejuízos decorrentes dessa obra, para podermos acelerar o crescimento do Brasil como um todo, não beneficiando apenas pecuaristas e muito menos prejudicando o fornecimento de energia de toda uma região.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abortou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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