A transposição do rio São Francisco é uma obra grandiosa. E tem [grandiosa e tem] por finalidade amenizar o problema da falta de água na região Nordeste. Porém, está gerando muito conflito devido os [aos] problemas ambientais e o [ao] descaso na elaboração desse projeto. Por causa da paralização de algumas etapas da obra.
Os ambientalistas criticam o governo alegando que essa obra oferece mais prejuízos a [à] fauna e a [à] flora que benefícios para população. Em contrapartida, o governo defende a realização da obra, pois, trará [,] além da água [,] a geração de empregos. Qualquer alteração na natureza afeta o seu equilíbrio ecológico. Entretanto, isso pode ser amenizado através de estudos e usos de tecnologias. O problema da seca prejudica a população há anos. Por isso esta obra torna-se relevante. Mas, deve-se [Mas se deve] pensar em todo contexto ambiental, social e econômico do projeto. Só assim teremos um trabalho que de fato traga benefícios para quem sofre com a falta de água.
Notamos a falta de compromisso com o meio ambiente e com a população. Em Mauriti, no Ceará, a obra que integra o projeto de transposição está abandonada desde 2010. Causando transtorno para as pessoas que convivem com o drama da seca. E ainda deixa de gerar os empregos defendidos pelo governo. Podendo causar também grandes impactos ambientais.
Portanto, deve haver uma maior atenção do poder público em cumprir essa obra. Atentando-se para [Atentanto para] causar o mínimo de prejuízo ambiental. E a população deve questionar e cobrar quando alguma obra for paralisada.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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