É direito de todos os cidadãos o acesso à água potável todos os dias do ano, afinal pagamos uma das cargas tributárias mais caras do mundo e esperamos que, no mínimo, sejam oferecidas condições primordiais para a nossa sobrevivência. Mas o que constatamos é bem diferente, pois ainda hoje os nordestinos pertencentes à região semi-árida [semiárida] são vítimas da escassez de água.
Para resolver esse impasse [,] o governo aprovou a transposição do Rio São Francisco, que já está em andamento, visando assim acabar ou, ao menos, amenizar os problemas sociais e econômicos, pelos [econômicos pelos] quais esses brasileiros são submetidos anualmente. O projeto emprega, atualmente, mais de 4.100 trabalhadores e estima-se que beneficiará mais de 10 milhões de pessoas.
Contudo, essa obra bilionária desde o início tem levantado questionamentos acerca de quem realmente será beneficiado, uma vez que boa parte da água será usada para a agricultura, indústria, desviando-se assim de seu principal objetivo que é abastecer as famílias afetadas pela seca. Se isso ocorrer realmente, esse projeto se tornará mais um que favorece e privilegia as grandes empresas do nosso país.
Entendemos assim que a transposição do Rio São Francisco pode ser uma solução à seca, mas é preciso que o governo tome medidas para que a água seja fornecida primordialmente para a população, devendo estar atento às conseqüências [consequências] que essa obra poderá trazer a [à] geração de energia elétrica, afinal não se pode resolver um problema criando outro.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, não houve extrapolação do âmbito do óbvio e do superficial. Desenvolva suas ideias e procure realizar um rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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